Projeto Vaga Viva do Brownie do Luiz, no Leblon - Sou Leblon

Projeto Vaga Viva do Brownie do Luiz, no Leblon

Compartilhe
brownie-do-luiz-vaga-viva-foto-2

Vocês já repararam que em nosso bairro existe alguns parklets ocupando o espaço que seria de vagas para carros?

Os parklets também são chamados de Vaga Viva, que consiste em uma ocupação temporária do espaço autorizado pela prefeitura da cidade. O objetivo é transformar o espaço em uma área de convivência, lazer e uma área verde.

A ideia é provocar uma reflexão sobre o uso atual do espaço urbano, cada vez mais dedicado aos automóveis, como ruas, avenidas, viadutos, estacionamentos etc.

Quando essas vagas vivas são oficializadas permanentemente, passam a ser chamadas de parklets.

No Rio, o projeto foi regulamentado por decreto, em abril de 2015, e ficou conhecido como Programa Paradas Cariocas. O programa segue os mesmos modelos criados nas cidades de São Paulo, Boston e São Francisco, nos Estados Unidos.

Hoje, iremos mostrar o projeto Vaga Viva do Brownie do Luiz, famosa marca de brownies aqui da cidade e também do bairro.

Sobre o projeto

O Brownie do Luiz é uma marca que pensa na sustentabilidade, se preocupa com o meio ambiente e também em como reutilizar os materiais na fabricação das embalagens e do próprio brownie.

O projeto surgiu com o intuito de reutilizar materiais e criar um espaço de convivência para os moradores e frequentadores do Leblon, além de usar materiais reutilizados de maneira consciente, desde o seu piso até os mobiliários.

Para o projeto, foram utilizados pallets de feiras e fábricas. As latas foram de doações, os bancos são feitos de blocos de concreto preenchidos com sarrafo de madeira pinus tratada. E os mobiliários foram feitos com pneus usados com corda naval e garrafas pet.

Quem quiser conhecer, o Vaga Viva do Brownie do Luiz fica na rua Cupertino Durão, 79 – Leblon.

Essa é a primeira matéria da série que iremos fazer sobre todas as vagas do projeto Paradas Carioca do Leblon. Fiquem ligados!

 

Tag's