Quem foi Delfim Moreira? - Sou Leblon

Quem foi Delfim Moreira?

Compartilhe

Delfim Moreira da Costa Ribeiro, advogado, nascido na cidade de Cristina, Estado de Minas Gerais, em 7 de novembro de 1868, estudou Humanidades no Seminário de Mariana e direito em São Paulo. Foi deputado estadual, deputado federal e secretário do Interior do Estado de Minas Gerais em duas oportunidades (1902-1906 e 1910-1914), além de governador de Minas Gerais (1914-1918).

Elegeu-se vice-presidente da República, em 1918, na chapa de Rodrigues Alves. Com a doença e posterior falecimento do presidente eleito, que não chegou a ser empossado, Delfim Moreira assumiu interinamente a Presidência da República, visto que a Constituição brasileira previa novas eleições em caso de impedimento do presidente antes de completados dois anos de mandato.

O próprio Delfim Moreira também não dispunha de boas condições de saúde e seu curto mandato ficou conhecido como “regência republicana”, uma vez que se destacava no governo o seu ministro da Viação e Obras Públicas,  Afrânio de Melo Franco. Faleceu na cidade de Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais, em 1º de julho de 1920.

Tag's