Abertura exposição Croma

A exposição individual Croma, da artista visual Ana Freitas, com curadoria de André Sheik, será inaugurada na Quadra neste mês de setembro.

 

A mostra apresenta trabalhos que são resultado de um processo de extensa pesquisa de cor e de materiais. Nela estarão objetos planares que são pinturas, porém o suporte escolhido pela artista não é a tradicional tela, nem o papel. Ana Freitas utiliza placas de polietileno (de uso industrial), que ela lixa para conseguir a exata relação entre transparência e opacidade, o que acrescenta mais uma camada pictórica. Esse procedimento é necessário também para permitir que o material, originalmente liso, retenha adequadamente a tinta em sua superfície, regulando a saturação da cor.

Em grande parte dos trabalhos, Ana pinta nos dois lados do polietileno, assim, com a passagem da luz através desse material, as camadas de tinta mesclam-se visualmente, e não fisicamente, como seria caso os pigmentos estivessem misturados sobre um mesmo plano. Nas palavras da artista: “Nesse fazer, estabeleço uma outra dinâmica de composição, com ausência e presença de tinta, de um lado e outro.” É quase como se Ana subvertesse a distinção entre cor luz e cor pigmento. Em alguns casos, ela constrói uma ilusão de tridimensionalidade que se assemelha às imagens feitas para serem vistas com óculos 3D.

“Ana Freitas gosta de processos. Que resultam, por vezes, em algo que se pode entrar em contato por meio dos sentidos. Uma exposição é a exibição resultante de um processo”, diz o curador. O fruto desse trabalho, exibido na exposição Croma, é um conjunto de obras bastante palpáveis e instigantes visualmente, por provocarem o olhar do espectador. “É uma pesquisa sobre cor, na qual busco explorar questões relacionadas à natureza da matéria e à natureza de nossa percepção da cor.” completa Ana Freitas.
O resultado será apresentado ao público na Quadra, no Leblon, do dia 15 de setembro até o dia 18 de outubro de 2018.

Ana Freitas
Rio de Janeiro, 1981. Realizou sua primeira exposição individual “Instante Infinito” na Portas Vilaseca Galeria em 2013, participou de exposições coletivas, entre elas: Novas Aquisições – Coleção Gilberto Chateaubriand MAM – Rio 2014, Conductivity, Location One NY 2012 e Caixa Cultural – Rio 2012. Também participou de residências artísticas, entre elas Prêmio Interações Florestais FUNARTE, 2010 e Location One NY 2012. É formada em Comunicação Visual e Projeto de Produto pela PUC-Rio, onde foi colaboradora. Frequentou diversos cursos na EAV Parque Lage.

André Sheik
Poeta, músico, compositor, redator, curador independente de diversas exposições individuais e de coletivas, já foi sócio de galeria. Atualmente, é editor executivo da revista Concinnitas, do Instituto de Artes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); pesquisador associado do Núcleo de Tecnologia da Imagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); colaborador em grupo de pesquisa sobre o mercado de arte na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); cursa Bacharelado em História da Arte na UERJ. Textos seus sobre arte foram publicados em livros, catálogos, exposições e revistas (incluindo a Dasartes e a Arte & Ensaios) e escreveu para artistas como Raul Mourão, André Parente e Kátia Maciel, Daniel Toledo, Gabriela Maciel, Gabriela Noujaim e Pedro Paulo Domingues. Já conferenciou em seminários na UFRJ e na UERJ, ministrou oficinas na Universidade Federal Fluminense (UFF), no Museu de Arte do Rio (MAR) e no Ateliê da Imagem (RJ).

CROMA
Ana Freitas
Curadoria: André Sheik
Abertura: Sábado, 15 de setembro, de 15h às 21h
Quadra – Rua Dias Ferreira 175, Leblon
Exposição: até 18 de outubro, de segunda a sexta, 12h às 19h
outros horários, sábados e domingos, com hora marcada: contato@quadra.me
conversa de galeria: 17 de outubro às 20h