Artista Marcone Moreira abre exposição no Leblon

Marcone Moreira abre exposição na Mul.ti.plo, com 12 objetos e esculturas, além de uma nova série de desenhos, que ressignificam artefatos de trabalhadores.

A apropriação de materiais gastos, impregnados de vivências, são o ponto de partida para a mostra “Deslocamentos”, que Marcone Moreira abre no dia 24 de outubro, a partir das 19h, na Mul.ti.plo Espaço Arte. Na exposição, o artista apresenta um conjunto diversificado e coeso das pesquisas realizadas nos últimos dois anos − cerca de 12 objetos e esculturas, além de uma nova série de desenhos.

Seu trabalho está relacionado à memória de materiais gastos (embarcações, carrocerias, utensílios de trabalho) e impregnados de significados culturalmente construídos. O artista desenvolve uma metodologia de trabalho onde interessa a troca simbólica de materiais, a apropriação e o deslocamento, procedimentos desenvolvidos pelo artista visando à ressignificação da “cultura popular” no circuito valorativo da “arte contemporânea”.

Os desenhos da mostra “Deslocamentos” têm como ponto de partida o contorno de porretes de madeiras usados na extração da amêndoa do babaçu coletados no estado do Maranhão. Através de um procedimento rudimentar, que emprega o uso de machado, os objetos sofrem um desgaste, ganhando formas diversas. Com isso, Marcone Moreira inicia a série, buscando não apenas a representação, mas a tradução desses artefatos em outras linguagem. Com o uso de vários tipos de grafites e com gestos densos, os desenhos acumulam um emaranhado de traços e marcas, remetendo para o desgaste encontrado nos objetos.

“Com esse conjunto de obras reunidas, afirmo algumas questões que me importam, como a pintura, sendo um dos eixos estruturais do meu trabalho, e, mais recentemente, fica cada vez mais evidente o interesse por algumas formas especificas de conhecimento, modos de trabalhos e os artefatos resultantes desses processos, como carpinteiros navais, vendedores ambulantes, quebradeiras de coco babaçu, artesãos…”, afirma Moreira que está sempre viajando para pesquisar novos materiais para seu trabalho.

A partir dessas constatações, a sua poética está apontando para desdobramentos futuros, como bem observa o critico Moacir dos Anjos:
“Ao manter as tensões formais que desde o início conferem singularidade a seus trabalhos e sem jamais reduzi-las à discursividade, Marcone Moreira logra gradualmente adicionar, a elas, dobras políticas e menções a jogos de força sociais”.

Nascido no Maranhão, criado no Pará e hoje residente em Minas Gerais, Marcone Moreira iniciou suas experimentações artísticas no inicio dos anos 2000 e, a partir de então, vem participando de diversas exposições pelo país e no exterior. Sua obra abrange várias linguagens, como a produção de pinturas, esculturas, vídeos, objetos, fotografias, e instalações.

Exposição Deslocamentos

Data: 24/10 a 25/11
Local: Mul.ti.plo Espaço Arte – Rua Dias Ferreira, 417/sala 206 – Tel.: (21) 2259-1952
Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª, das 10h às 18h30; sáb., das 10h às 14h.