Eduardo Sued abre exposição no espaço Mul.ti.plo

Celebrando 7 anos, a Mul.ti.plo Espaço Arte abre, no dia 7, exposição de telas, objetos e um múltiplo.

Conhecido como um dos maiores coloristas da arte brasileira, prestes a completar 93 anos, Eduardo Sued se renova, lançando obras inéditas e cheias de vigor, em que a profusão de cores característica de seu trabalho é reduzida e o cinza e o preto se destacam. Na nova exposição individual do artista, que acontece na Mul.ti.plo Espaço Arte, no Leblon, a partir do próximo dia 7, serão apresentadas cerca de 18 obras, dentre pinturas (acrílica sobre tela), objetos (madeira e pintura) e um múltiplo (acrílico e pintura automotiva), de dimensões variadas que vão desde 58cm x 64cm a 1m x 1,70m.

Caso raro de artista dessa idade em atividade que vive no Brasil, Sued tem um trabalho bastante singular e diz que a transformação é resultado de uma simplificação interior. O cinza e o preto – que antes apenas dividiam combinações surpreendentes de cores improváveis de conviver, como vermelho, azul, verde e lilás – agora são protagonistas. E os outros tons (às vezes, apenas um deles) são um detalhe, num jogo sóbrio, mas vibrante, de expansão e contenção.

“O viver é um caminhar e, nesse caminhar, a gente se modifica. Ao longo dos anos as cores foram se modificando dentro de mim”, diz Sued que, em seu ateliê em Jacarepaguá, distante da agitação da cidade, trabalha todos os dias.

Para o consultor de arte Maneco Müller, o que chama a atenção é que, “dentro de seu repertório, Sued abre mão de todos os possíveis artifícios de sedução de uma pintura ao extremo”.

“A cor agora aparece como um pedaço. É como se ele pudesse reduzir todos os elementos pictóricos ao máximo, tirar todos os adjetivos, e ainda assim a qualidade de sua obra resiste”, afirma.

Com a mostra deste ícone da arte contemporânea, a Mul.ti.plo celebra seus sete anos – Sued foi o primeiro artista a expor na galeria e todo ano faz uma exposição lá.

Exposição Eduardo Sued

Abertura: quinta-feira, 7 de dezembro, às 19h.
De 8 de dezembro a 20 de janeiro.
Segunda a sexta, das 10h às 18:30h, sábados, das 10h as 14
h.

Mul.ti.plo Espaço Arte
Rua Dias Ferreira 417 | 206
(21) 2259-1952