Debates sobre Feminismo Negro no Midrash

O Feminismo Negro é um movimento social e um segmento protagonizado por mulheres negras, com o objetivo de promover e trazer visibilidade às suas pautas e reivindicar seus direitos.

Para entender mais o feminismo negro e toda a simbologia que essa luta possui, o Midrash Centro Cultural convidou Silvana Bahia e Clariza Rosas para mediarem os debates e aprofundarem sobre essa temática.

Silvana Bahia é diretora de projetos do Olabi, organização focada em inovação social e tecnologia, por onde toca uma série de iniciativas e coordena a Pretalab – levantamento sobre a necessidade e a pertinência de incluir mais mulheres negras na inovação e na tecnologia.. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Políticas e Economia da Informação e da Comunicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ, mestre em Cultura e Territorialidades pela UFF. Foi facilitadora da Maratona RodAda Hacker – oficinas de empoderamento feminino em novas tecnologias, co-coordenou o plano de comunicação do filme KBELA e é colaboradora da plataforma Afroflix.

Recebeu o prêmio Destaques da Cultura Digital: Inovação Social e Tecnologia, concedido pelo Centro Cultural Banco do Brasil e Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ de 2017.

Clariza Rosa é formada em comunicação pela PUC-Rio e pesquisa de tendências no IED Rio e é sócia e diretora de comunicação da Jacaré Moda, agência de modelos de favelas que produz moda de resistência, iniciativa de empreendedorismo social que está ajudando a reescrever os padrões das passarelas e abrindo caminho pra um novo olhar sobre a moda brasileira.

A Jacaré é Moda atua há mais de 10 anos levando desfiles anuais com meninas da comunidade em uma ação conjunta com representantes comerciais da região, como salões de beleza, lojas e costureiras. Tudo começou com o porteiro Júlio César, que aprendeu sobre moda lendo revistas que achava no lixo. Familiarizado com estilistas famosos, em pouco tempo se tornou um verdadeiro caça-talentos na comunidade.

FEMINISMO NEGRO

Dia e hora: 13 e 27 de novembro, terças, às 20h
Curadoria:
Sil Bahia [diretora de projetos do Olabi]
Clariza Rosa [Diretora da Jacaré Moda ]
Entrada gratuita