Leandro Karnal lança livro na Livraria da Travessa

Nesta sexta, 23/06, Leandro Karnal autografa seu novo livro, “Todos Contra Todos”, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon 

Em tempos de coxinhas contra petralhas, Karnal afirma que a história e a realidade mostram um lado sombrio do brasileiro que costumamos não reconhecer: somos violentos cotidianamente. No trânsito, nas ruas, nos comentários das redes sociais, nas fofocas das esquinas, ao torcer por nosso time, ao votar. Com profundidade e humor, o autor escancara a polêmica das palavras agressivas, a natureza das reações raivosas dirigidas ao outro e o porquê de escondermos de nós mesmos as pequenas e grandes maldades do dia a dia.

“Só eu e você, caro leitor, cara leitora, não odiamos nem somos violentos, muito menos preconceituosos”, ironiza, dando início a uma narrativa que, em tom de conversa, combinando erudição e leveza, disseca e desconstrói o mito do pacifismo brasileiro e a ideia de que no Brasil não há intolerância. “Toda memória histórica tende a ser seletiva e construir-se a partir de valores épicos posteriores”, afirma. “O que nos distingue é uma vontade quase sistemática de apagar a violência do nosso passado. O curioso é que, no momento de aceitar aquilo que se revela um fato histórico – a nossa violência – decidimos disfarçar.”

Nossa terra, na visão de Karnal, abriga terreno fértil para a agressividade e o extremismo. Assim, ao longo do texto, o autor escancara nossos pequenos ódios e tenta entender como o preconceito se expressa no cotidiano contra mulheres, homossexuais, bissexuais, transexuais, nordestinos, pobres, negros, índios. O que é o politicamente incorreto ou simplesmente gestos preconceituosos da sociedade?

Lançamento do livro “Todos Contra Todos” de Leandro Karnal

Dia 23/06, sexta-feira às 19h30.

Livraria da Travessa – Shopping Leblon
Av. Afrânio de Melo Franco, 290.