Livro “A menina que abraça o vento” apresenta o tema do refúgio para crianças

Editora Voo lança livro infantil, no dia 4/02, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon

Mersene é uma garotinha conversadeira e muito esperta que teve que fugir com a mãe e os irmãos dos conflitos de seu país de origem – a República Democrática do Congo – para se proteger no Brasil. O pai não pode vir e, para amenizar a saudade, a menina inventa uma brincadeira. No livro infantil A menina que abraça o vento – a história de uma refugiada congolesa, lançamento do selo Vooinho da Editora Voo, a autora Fernanda Paraguassu apresenta o tema do refúgio para as crianças.

A personagem é inspirada em histórias reais de meninas congolesas refugiadas na cidade do Rio de Janeiro, com as quais a autora teve contato ao realizar um trabalho de pesquisa no centro de atendimento aos refugiados da Cáritas RJ. “A ideia do livro é apresentar o tema do refúgio para crianças, a partir da experiência dessas meninas”, conta a autora. “O livro também abre espaço para conversas sobre outros assuntos, como a mudança de casa, de país, o contato com o novo idioma, a saudade e como lidar com tudo isso ao mesmo tempo. Ao se aproximar do desconhecido, com um olhar curioso e sensível, podemos ajudar a tornar o Brasil um país um pouco mais acolhedor.”

Sobre a autora e a ilustradora – Fernanda Paraguassu é jornalista e também autora do guia Buenos Aires com crianças – aventurinhas na terra do dulce de leche (Pulp Edições). As ilustrações e o projeto gráfico da obra são de Suryara Bernardi, ilustradora radicada em Belo Horizonte. Entre as diversas obras que Suryara já assinou com seus traços, está o livro Doze Lendas Brasileiras, de Clarice Lispector (Editora Rocco).

Projeto Um por Um – Além de lançar um olhar sensível para o tema, a venda do livro também beneficiará os refugiados. A obra é parte do projeto Um por Um da Editora Voo, que gera uma contrapartida social para cada livro vendido. Cada exemplar de A menina que abraça o vento vendido terá 5% da receita revertida ao Programa de Atendimento a Refugiados e Solicitantes de Refúgio (PARES) da Cáritas RJ. A instituição é pioneira na assistência a refugiados no Brasil e tem o apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

O projeto teve o apoio da Cáritas, pois contribui para ampliar o conhecimento e sensibilizar a população quanto ao tema. Em muitas situações, a falta de informação pode ser um entrave na inclusão dos refugiados. “O livro fala de uma forma delicada sobre a realidade das crianças refugiadas, nos aproximando dessas histórias e gerando empatia, que é fundamental para o acolhimento das pessoas que chegam ao Brasil em busca de uma nova vida”, comenta Aline Thuller, coordenadora da Cáritas RJ.

O lançamento será realizado no dia 04 de fevereiro, a partir das 16 horas, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon. Autora e ilustradora receberão o público para uma leitura da obra, bate-papo e autógrafos.

A menina que abraça o vento – a história de uma refugiada congolesa

Data: 04 de fevereiro de 2018
Horário: 16 horas
Local: Livraria da Travessa do Shopping Leblon (Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – 2º piso)