Diante do cenário atual – só esse ano, o Leblon registrou uma média de 12 roubos e furtos por dia. O bairro ganha, então, reforço de 44 agentes nas ruas, entre eles policiais militares da ativa, da reserva e, também, agentes civis egressos das forças armadas. O Policiamento será feito a pé, de bicicletas, motos e carros.
A base estará localizada na Praça Antero de Quental, diariamente das 10h as 21h. O Governo do Estado é o responsável pelo financiamento do programa “Leblon Presente”, com apoio da associação comercial do bairro.
Redução de 90%
Segundo o Governo do estado, no bairro vizinho – a Lagoa- o Programa Segurança presente diminuiu em 90% a criminalidade.
Sendo que, alguns indicadores como roubo de bicicletas, roubo a turistas e roubo em ônibus, tiveram suas ocorrências zeradas há um ano e meio. Já os casos de Roubos de celulares tiveram apenar um caso em 2017.
Há três anos atuante, o Lagoa Presente já efetivou mais de 800 prisões em flagrante, cumpriu 59 mandatos de prisão e fez mais de 180 atendimentos sociais.
A Operação Segurança Presente
A Operação já atua na Lapa, Aterro do Flamengo, Lagoa, Rodrigo de Freitas, Méier e no Centro.
No total, mais de 12,9 mil pessoas foram presas em flagrante e 2.280 foragidos da Justiça foram capturados. Além disso, as equipes de assistentes sociais realizaram 70.328 ações de acolhimento a moradores de rua.