O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, autorizou a reabertura dos shoppings da cidade, a partir desta quinta-feira (11/06).
Em reunião com representantes de 32 shoppings da capital e com o comitê médico-científico que assessora a Prefeitura, foi decidida por unanimidade que o shoppings da cidade poderão reabrir com restrições.
Entre as exigências para a reabertura está o cumprimento das chamadas regras de ouro, como o distanciamento de 2 metros entre as pessoas, uso de álcool em gel e máscaras, além da liberação de apenas um terço do estacionamento.
As áreas de convivência permanecerão fechadas e o horário de funcionamento será das 12h às 20h.
– Nossos dados são clínicos e precisos. Levamos em conta leitos de UTI, de enfermaria e óbitos, que têm diminuído. Hoje temos leitos livres e estamos, inclusive, ajudando outros municípios. Isso nos deu confiança em adiantar essa medida. Mas todos devem saber que, se houver piora, voltaremos atrás. O importante é proteger vidas – afirmou o prefeito.
Com relação aos riscos da reabertura, o prefeito declarou:
– Obviamente, cidadãos com comorbidades, os idosos e as pessoas em risco não poderão trabalhar nem devem sair de casa. Só estamos conseguindo esse avanço por que nossos parâmetros nos balizam, são favoráveis, e pelo fato de a população estar ajudando, seguindo as regras. Contudo, levamos também em conta o impacto do emprego. Temos que pensar em todos os pontos e necessidades – disse Crivella.
Com informações da Prefeitura do Rio