O Cine Leblon, famoso cinema de rua inaugurado em 1951, conseguiu manter os frequentadores do local fiéis durante os seus 63 anos de existência. Mas, por conta da crise econômica, o cinema teve que fechar suas portas. Após a divulgação do fim das atividades em 2014, artistas e associações do bairro se mostraram contra o fechamento e lutaram para que o espaço fosse preservado como patrimônio do bairro.
Cine Leblon vai virar um complexo com diferente atividades
Parte da antiga arquitetura será mantida no novo Cine Leblon
Depois de um ano de pesquisa e desenvolvimento, o arquiteto André Piva, arquiteto responsável pelo projeto se diz honrado em participar no novo Cine Leblon. O espaço será reaberto como um complexo comercial, além das três salas de cinema, haverá um prédio comercial com sete andares e, no subsolo, uma novidade: uma grande área gastronômica inspirado no Mercado da Ribeira em Lisboa.
André Piva garante que a arquitetura da fachada e do lobby serão mantidos, preservando assim um pouco da história do cinema. A inauguração do novo Cine Leblon está prevista para o começo de 2020.
Veja aqui a entrevista completa do André Piva para a jornalista Lu Lacerda
O convite para desenvolver esse projeto foi como um presente para meu escritório. Eu sempre frequentei o Cine Leblon e queria reafirmar sua importância para o bairro. O desafio era criar um novo marco de arquitetura sobre um prédio tão reconhecido pelos moradores, sem diminuir sua importância e nem apagar sua história. Muito pelo contrário. Quis ressaltá-la.André Piva
Agora nos resta aguardar e torcer para que o espaço volte a ser um ícone do nosso bairro. Você tem alguma história para nos contar sobre o cinema? Deixe aqui nos comentários!