Nesta semana visitamos o Formidable, o pequeno e aconchegante bistrô francês do consagrado chef Pedro Artagão.
A arquitetura do local já chama atenção antes mesmo de entrarmos, uma casa branca, na esquina das ruas Humberto de Campos com a João Lira, se destaca entre os prédios cinzas ao redor. O ambiente é realmente bem aconchegante e o espaço interno é pequeno. Não é recomendável que você vá com um grupo muito grande, pois as mesas são bem próximas.
Outra dica muito importante é: vá com fome!
Parece óbvio falar isso quando estamos falando de um restaurante, mas no menu do Formidable você tem prato de entrada, principal e sobremesa. E os pratos são bem servidos, então estejam preparados para uma experiência gastronômica francesa completa.
Agora chega de conversa e vamos ao que interessa!
Chegamos no bistrô por volta das 15h (chegamos preparados para comer!) e tivemos que aguardar do lado de fora, pois não tinha mesa disponível (dica: faça uma reserva antes). Na mesa do lado de fora, o garçom foi muito simpático e nos ofereceu um couvert de entrada, enquanto aguardávamos uma mesa. Recebemos uma cesta com pães fresquinhos e quentinhos, junto com manteiga e uma pasta de atum. Para beber, pedi um suco de uva integral.
Depois de 15 minutos, entramos para, em seguida, fazermos os nossos pedidos. A entrada foi um Tartare de atum com creme de abacate, e o prato estava delicioso, tudo bem fresco e temperado. Eu não sabia, mas a minha entrada ainda acompanhava torradas finas. A combinação ficou perfeita!
Outra entrada que também estava deliciosa foi o Veluté de couve-flor ao queijo roquefort, bem cremosa e na medida certa para não ficar enjoativa devido ao queijo. Foi uma ótima pedida!
Para o prato principal, eu pedi o delicioso nhoque de mandioca com cogumelos e tomate cereja. Fiquei muito feliz com essa escolha! O prato estava muito bom, a massa estava perfeita e o molho muito saboroso. A quantidade veio na medida, porque ainda faltava a sobremesa. ?
Para fechar com chave de ouro, comi o profiteroles que vem uma cobertura com calda de chocolate direto da panela. E, para variar um pouco (rs), estava delicioso também! Não sou o maior fã de doces e chocolate, por isso não consigo opinar muito, mas garanto que não deixei nada no prato.