Projeto RUAS ajuda a resgatar a dignidade de moradores de rua

Crédito da foto: Ilan Vale

O Projeto RUAS engaja residentes de bairros a se conectarem com a população em situação de rua. No projeto são realizados encontros semanais com dinâmicas que incluem rodas de conversa para promover o bem-estar e a cidadania dessas pessoas.

O diferencial é que os participantes procuram estimular as pessoas em situação de rua com informações, gerando reflexões e proatividade para mudar de vida. Hoje, o grupo atua no Leblon, Botafogo e também em dois bairros de Maceió, com planos de expansão para novos bairros e cidades.

Uma questão delicada abordada nos dias de hoje, principalmente aqui no Leblon, é o que fazer com número crescente de moradores de rua? O principal objetivo do RUAS não é tirar ninguém forçado da rua, mas construir em conjunto a autonomia, através de alternativas e possibilidades que ajudem as pessoas que não têm um lar a buscar seus próprios objetivos de vida.

Segundo o projeto, pessoas que são removidas das ruas à força têm grande chance de voltar para a mesma situação em pouco tempo. É preciso que haja um fator motivador criado por eles próprios, com o suporte necessário, para que tenham a chance de se reabilitar socialmente.

Participar do encontro e conhecer um pouco a realidade das pessoas em situação de rua me fez perceber que é preciso entender primeiro as reais necessidades para depois oferecer soluções.

 

Cada pessoa que está na rua tem uma história e pode ser tratada de uma forma padronizada. Por isso mesmo, não há solução única. A solução precisa ser pensada de acordo com cada atendido e com a ajuda de todo o bairro.

Gustavo Barcellos, um dos editores e criadores do Sou Leblon