Durante os Jogos, o Rio se tornará a casa do mundo! Cariocas e turistas que vierem de outros países para acompanhar a competição poderão visitar espaços de hospitalidade temáticos de cada nação. Serão 52 casas (25 abertas ao público) em diversas áreas da cidade.
A casa da Suíça, por exemplo, trará uma pista de patinação na Lagoa Rodrigo de Freitas. As casas de hospitalidade farão a promoção do país, da cultura, turismo, gastronomia e comércio e também receberão as comemorações das delegações.
Alemanha
Nome da casa: OliAle – Alemanha na Praia
Endereço: Praia do Leblon (Em frente ao número 12 da Av. Delfim Moreira, ao lado do Canal do Jardim de Alah)
Datas e horários de funcionamento: de 4 de agosto até de 18 setembro, das 14h30 às 21h30
A Alemanha expõe o lado moderno, festivo e multicultural do país no pavilhão OliAle. O local trará informações sobre arte, cultura, tecnologia, música, gastronomia típica, exposições, além de atividades esportivas e lúdicas e a transmissão ao vivo das competições esportivas. A programação inclui atividades para crianças, jovens e adultos. Haverá torneios, prêmios especiais e até workshop de cerveja artesanal.
HOLANDA
Nome da casa: Holland Heineken House
Endereço: Clube Monte Líbano (Avenida Borges de Medeiros, 701, Leblon)
Datas e horários de funcionamento: 5 a 21 de agosto, 11h/1h
Esportes de dia, baladas de noite e um telão de 12 x 7 metros para ver as competições. Os frequentadores podem curtir aulas de natação, futebol e vôlei no Clube Monte Líbano ou de surfe e stand-up na praia de Ipanema. A partir das 19h, haverá shows ao vivo e DJs dinamarqueses. A entrada custa 45 euros, vale para o dia inteiro e pode ser comprada no site oficial. O bracelete permite a entrada e saída até 0h do mesmo dia. A cor laranja, usada pelos fãs holandeses, é altamente aconselhada.