Tatuador do Leblon devolve autoestima a pacientes de câncer de mama

beto-tattoo-leblon-foto-ok

O diagnóstico de uma doença grave abala qualquer pessoa. Entretanto, nenhuma enfermidade afeta tão severamente a autoestima das mulheres quanto o câncer de mama. Mais que a perda dos cabelos em decorrência da quimioterapia, a mastectomia é indelével, uma espécie de usurpação do inviolável direito a feminilidade: do sexo ao materno.

Sensibilizado com o sofrimento e pelo estigma que a doença agrega, Roberto Deodato dos Santos, o Beto Tattoo Leblon, criou e promove, sem qualquer apoio financeiro, ou institucional a campanha Redesenhando sua Alegria, pela qual se propõe a tatuar mamilos em pacientes submetidos a mastectomias e que não têm como pagar pela correção.

– Conversando, ouvindo as histórias das pessoas, lendo e me informando sobre essa doença que mata tanto, conheci a dor que o câncer causa e o quanto é devastador para a autoestima, principalmente para as mulheres. A tatuagem não é somente para satisfazer vaidades, a impressão é que as pessoas recuperam sua identidade de gênero. Nada me dá mais satisfação do que vê-las enfrentar o espelho depois – conta o tatuador.

Para atingir a perfeição de tons e traços que tornam a tatuagem quase imperceptível, ao ponto de ser confundida com mamilos reais, Beto Tattoo Leblon desenvolveu técnica própria juntando 3D ao desenho, que permite uma aproximação das texturas e cores dos mamilos e aréolas de cada tipo de pele.

– Inicialmente, eu fazia dois atendimentos por mês mas mulheres de todo Brasil passaram a me procurar e a cada dia recebo mais pedidos. Aumentei para três atendimentos e a fila de espera só aumenta. Inclusive mulheres de outros estados e de fora do Brasil. Tenho atendimentos agendados até o ano que vem – revela.

Beto explica que é difícil ampliar a campanha sem apoio. O material que utiliza é todo descartável e o custo é muito alto. A campanha é mantida totalmente pelo seu estúdio, que fica na avenida Ataulfo de Paiva, 1.174, sobreloja 03, no Leblon. O tatuador também é muito requisitado por oncologistas e cirurgiões plásticos para corrigir imperfeições causadas pela doença.